Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Dicas para melhorar o isolamento acústico da sua casa

Dicas para melhorar o isolamento acústico da sua casa

 

Após a pandemia do novo coronavírus, nós precisamos nos reinventar, porém, esse processo ocorreu dentro de nossas casas. Então, nem todo mundo tinha uma estrutura preparada para isso nos lares, e um exemplo disso é o isolamento acústico.

Atualmente, as pessoas estão se acostumando, cada vez mais, com as reuniões virtuais. Então, mesmo que você esteja em casa, é possível participar de uma reunião, aula ou palestra no conforto do seu lar.

 

No entanto, quando precisamos nos comunicar através dos dispositivos digitais, o nosso microfone não é o único responsável por tornar o som melhor ou pior. O isolamento acústico da sua casa é primordial para uma boa comunicação, principalmente nos dispositivos móveis.

Pensando nessa necessidade, hoje trouxemos algumas dicas para melhorar o isolamento acústico da sua casa. Inclusive, a melhor parte das nossas dicas é que nem sempre você precisará mexer na estrutura da casa.

Claro que quando o proprietário ou inquilino tem uma disposição financeira confortável, é possível separar um cômodo apenas para esses afazeres. Porém, lide com a sua realidade, e se precisa que a casa inteira tenha um bom isolamento acústico, confira as nossas dicas a seguir.

Como melhorar o isolamento acústico?

Existem algumas formas de melhorar o isolamento acústico da sua casa, mas hoje trouxemos as maneiras mais simples de conseguir isso. Vamos conferir?

 

Crie uma barreira acústica usando plantas

As plantas são mais utilizadas na decoração, pois elas podem ressaltar o aconchego que todos desejam em uma casa. Dito isso, vemos que as plantas não possuem apenas esse objetivo, mas também pode melhorar o seu isolamento acústico.

Ao posicionar, de maneira estratégica, as plantas, você está criando uma barreira no local, a fim de evitar qualquer tipo ruído externo. Essa é uma excelente alternativa nos casos de jardins verticais.

Esses jardins verticais podem absorver o som, que o impede de refletir. Além disso, eles também são responsáveis por criar um volume contra o barulho.

 

Utilize materiais fibrosos

O uso de materiais fibrosos é uma excelente opção para a absorção do som. Isto é, essa utilização de materiais fibrosos poderá absorver ruídos externos, ecos e quaisquer barulhos desagradáveis da sua casa.

Essa é uma reclamação muito frequente das pessoas, principalmente nos cômodos mais vazios ou então nos ambientes que possuem superfícies que refletem sons. Alguns exemplos dessas superfícies são o vidro, as paredes lisas e os porcelanatos.

Se você se encaixar nesse caso, de cômodos que refletem muito o som, opte sempre que possível nos materiais fibrosos. Afinal, eles apresentam a capacidade de absorção do som, o que evite o eco.

Alguns exemplos desses materiais fibrosos são as cortinas, tapetes, estofados, almofada e mantas.

 

Faça a vedação das janelas do cômodo

Outra opção interessante é fazer a vedação das janelas, evitando com que o som entre no cômodo. Até porque o som é propagado no ar, logo, uma maneira eficaz de melhor o seu isolamento acústico é vedando as janelas.

Se não for possível fazer a vedação total das janelas, evite deixar qualquer fresta ou afins que deixem esse som externo entrar. Para fazer isso, opte pelo uso de um selante acústico, podendo aplicar nas rachaduras e nas brechas da janela.

No entanto, caso você ainda esteja no processo de construção da casa, ou realizando alguma reforma, aproveite para instalar as janelas de vidro. Essas janelas devem ter uma camada dupla ou tripla, sendo as melhores opções para uma casa mais silenciosa.

Inclusive, não se esqueça de usar esquadrias de qualidade, deixando tudo vedado da forma correta, o que bloqueia a entrada desses sons externos.

 

Opte por uma manta acústica

Caso seja possível, opte por uma manta acústica, a fim de reduzir os sons do andar de cima, nos casos de moradores de apartamento. Se você não mora no último andar, é provável que, de vem em quando, você escute barulhos do andar de cima.

Alguns desses sons são móveis arrastando, objetos caindo no chão ou pisada com calçado de salto alto.

Nessas situações, o vizinha pode usar uma manta acústica, sendo colocada no contrapiso ou em pisos macios, a exemplo do piso vinílico. Se não for possível, coloque um forro com manta acústica.

Embora essa opção não crie um isolamento acústico completo, isso atenua os sons feitos pelo vizinho de cima.

 

Proteção nas paredes

Por fim, você deve se preocupar com a proteção nas paredes, dando atenção, então, aos barulhos dos ambientes adjacentes. Com isso, nesse caso, você pode colocar na parede alguns materiais com ação isolante, tais como lã mineral, manta de borracha ou plástica.

 

Além disso, as fachadas também podem receber um tratamento antirruído, impedindo a entrada desses ruídos na casa.

 

Inclusive, você também pode colocar um adesivo ou papel de parede mais grosso, amenizando os sons e trazendo mais conforto nos cômodos de sua casa.

 

Imóveis em Jaraguá do Sul