Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Como funciona o investimento em imóveis?

Como funciona o investimento em imóveis?

Inúmeras pessoas se perguntam: “Investir em imóveis é realmente um bom negócio?”. Os imóveis estão entre os investimentos preferidos no Brasil. Há quem invista em imóveis para realizar compra e venda, há também quem invista em imóveis apenas para aluguel.  

Há uma explicação plausível para que se acredite que o investimento em imóveis é algo funcional. Antes do plano real, quando o Brasil sofria com uma inflação em alta, muitas pessoas começaram a buscar a estabilidade e segurança para o dinheiro que tinham em algo difícil de ser desvalorizado com facilidade. Por isso, o investimento em terrenos, casas e apartamentos. 

Contudo, o cenário atual é bem distinto. Afinal, as taxas de juros tem andado em queda, e a inflação (ainda que sempre variável) não se apresenta galopante como outrora. Portanto, o mercado imobiliário não pode ser encarado da mesma maneira, dando margem a outras possibilidades seguras de investimento, com retorno mais rápido, já que falar em investimento em imóveis muitas vezes requer muita paciência e espera para fazer o negócio no momento certo. Afinal, o ganho consiste em vender o imóvel em um momento que existam compradores que se propõe a pagar um preço “em alta”. 

Por que investir em imóveis é considerado seguro?

Para tanto, de modo geral, o país precisa estar vivendo um momento econômico favorável. Em períodos de crise econômica, por exemplo, imóveis costumam ter seus valores diminuídos, e só são comprados por quem tem se preparado para este momento. 

Portanto, para compra e venda de imóveis é necessário paciência, e não é uma opção muito adequada para quem tem buscado retornos imediatos de investimentos, uma vez que pode levar tempo. 

Normalmente, modalidades de investimentos mais rentáveis e rápidos costumam contar com mais riscos também. Por isso, todos os fatores que envolvem os investimentos devem ser levados em conta criteriosamente.

Isso explica porque, mesmo assim, muitas pessoas ainda consideram os imóveis uma maneira segura onde aplicar seus recursos. Especialmente pelo baixo risco apresentado, em comparação com outras modalidades de investimentos. 

Há quem diga que é um investimento para aqueles que possuem um “perfil conservador”, tendo em vista o fato de optarem por não se aventurarem em riscos altos. Muitos imóveis apresentam valorização ao longo do tempo (no tocante à locação, como também para revenda). Ele também apresenta uma segurança jurídica, que proporciona alívio ao investidor. 

Quando o imóvel é considerado um investimento?

Contudo, vale esclarecer quando é que o imóvel pode ser considerado um investimento. Primeiramente, quando a pessoa já possui uma propriedade. Isso porque ela não depende daquilo que está sendo vendido para sua própria habitação e, também, de sua família.  

Além disso, o investimento em imóveis pode ser realizado de duas maneiras: quando a venda é realizada por um preço superior àquele pago na compra, pois dessa maneira a pessoa lucra com a diferença! 

Ou ainda, quando a pessoa disponibiliza seu imóvel cobrando aluguéis, que é uma renda extra e mensal recebida.  Vale apontar que o lucro de um investimento em imóveis depende de algumas circunstâncias importantes de serem levadas em consideração, como o momento econômico do país, como foi acima explicado.

Algumas desvantagens, no entanto, estão relacionadas ao fato de que os imóveis podem ficar ociosos durante o tempo de espera necessário para a realização de uma boa venda. Neste caso, isso pode gerar algumas despesas extras, como gastos com reformas decorrentes da ausência de uso e pagamentos de taxas para manutenção do mesmo, enquanto o investidor ainda é o proprietário (IPTU, condomínio, etc.). 

 

Vale ponderar também, que nas locações, podem ocorrer inadimplências, e para tanto, o locador deve estar preparado para os imprevisíveis desdobramentos que podem decorrer dessas inconvenientes situações.

Imóveis em Jaraguá do Sul