7 formas de deixar a sala do seu apartamento mais aconchegante

Publicado em 03/02/2021 por Marciane Fiamoncini

Seja qual for o seu estilo, todo mundo busca por formas de deixar a sala do seu apartamento mais aconchegante. Afinal, viver em um espaço mais confortável e com aconchego é essencial para um estilo de vida mais saudável.

Hoje em dia, os apartamentos estão cada vez menores, o que facilita o trabalho de deixá-los mais confortáveis e aconchegantes. Afinal, espaços pequenos são naturalmente aconchegantes. No entanto, pode ser difícil decorar o próprio apartamento, especialmente se você não tem conhecimentos de decoração de interiores. Para deixar tudo mais simples, resolvemos montar um guia com algumas formas de deixar a sala do seu apartamento mais aconchegante.

Quer sabr como decorar a sua sala para torná-la mais gostosa de ficar? Então siga a leitura do artigo abaixo!


7 formas de deixar a sala do seu apartamento mais aconchegante


1. Escolha um sofá confortável

O sofá é a alma da sala, e se você quer um ambiente aconchegante, busque um estilo que esteja de acordo. Sofás com braço confortável, arredondado, assento macio e encosto alto e grande fazem parte da estética do sofá feito para relaxar, assistir televisão e comer uma pipoca. Favoreça tecidos maleáveis como o suede e o algodão, e recuse couro e imitações, por ser um revestimento quente no verão e frio no inverno, além de ser rígido e não oferecer muito conforto. Você pode pensar em um conjunto de sofá 2 e 3 lugares para aproveitar melhor o espaço.


2. Tenha almofadas

Muitas almofadas deixam o ambiente caseiro e amigável. Faça uma combinação de cores agradável e varie os tamanhos e formas para fazer uma composição de camadas e texturas ricas. Espalhe as almofadas no sofá, poltrona, cadeiras e onde mais houver necessidade. Puff no modelo feijão é também uma boa opção de conforto para complementar a sala.


3. Não deixe muitos espaços vazios

Cada pessoa tem sua preferência quando o assunto é tão subjetivo quanto aconchego, mas quando se diz respeito à estética, neste caso, mais é mais. Espaços vazios na sala abrem margem para correntes de ar e sensação de distância emocional com o ambiente. Complemente seus móveis com acessórios, como caminhos de mesa, quadros nas paredes e tapetes. Dê toques pessoais para a sala de seu apartamento e veja ela ganhar vida.


4. Use tons quentes

Segundo a Pantone, as cores oficiais de 2021 são amarelo e cinza, uma cor quente e uma cor neutra. Aproveite a tendência deste ano para acrescentar variações de amarelo e laranja em sua sala, em detalhes variados, e usar dos tons quentes para trazer a sensação de calor para dentro do ambiente. O cinza pode predominar, para dar um ar moderno, e o tom de cinza a ser escolhido deve ser o mais neutro possível, sem pigmentação azul ou avermelhada.


5. Coloque uma manta no sofá

A manta, ou xale, no encosto do sofá dá um ar romântico à sala e também convida os moradores a se enrolarem nela para assistir televisão ou ler um bom livro. A coberta de sofá costuma ser menor que cobertores, e mais leve, podendo ser de linho, lãzinha ou microfibra. Suas cores contrastando ao encosto podem também contribuir para a estética agradável do ambiente.


6. Tenha focos de iluminação estratégicos

Além da iluminação principal da sala, distribua focos de luz em pontos necessários, como ao lado dos assentos, com luminárias de leitura com lâmpada de tom quente, e luminária pendente no centro do cômodo. Você pode também instalar iluminação regulável para poder ajudar a luz para meio tom quando quiser um ambiente mais aconchegante ou luz forte para dias cotidianos.

Uma ideia interessante é usar lâmpadas LED amarelas, que são bem mais econômicas e duradouras, mas ainda emitem aquele tom mais aconchegante para a sua sala. Lâmpadas de luz branca são menos aconchegantes e devem ser instaladas na cozinha e banheiro.


7. Mantenha um livro ao lado da poltrona

Nada mais convidativo para uma tarde de descanso após um dia cheio de trabalho do que uma leitura prazerosa, não é mesmo? Mantenha seu livro favorito em uma mesinha ao lado da poltrona, do sofá, do puff ou qual assento for o mais confortável para embarcar em uma jornada literária.

Para completar, aproveite para deixar um porta-copos na mesinha para deixar seu café ou chá ali, enquanto lê. Imagine essa cena com uma chuvinha de inverno do lado de fora, a mantinha cobrindo seus pés. Uma delícia, não é?

Pronto! Agora que você já viu essas formas de deixar a sala do seu apartamento mais aconchegante, é hora de começar a planejar a sua reforma ou redecoração para poder colocá-las em prática. Lembre-se de que, no fim, é importante seguir seu estilo e criar uma decoração que tenha a ver com você. As dicas são apenas um guia para poder orientar seu processo de decoração. Optar por segui-las ou não é uma prerrogativa sua.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe-as com sua família para começar a discutir a nova sala de casa!