Como criar seu escritório em casa

Publicado em 18/11/2020 por Marciane - Urbana

É fato que a pandemia do Covid-19 trouxe várias mudanças para o cotidiano das pessoas. Desde o uso obrigatório de máscaras em locais públicos, até mesmo a nova tendência de home office. Por mais que já estivesse em ascensão, esse modelo de trabalho pegou muitas pessoas de surpresa, visto que nem todas possuíam seu escritório em casa. Além disso, de acordo com a movimentação do mercado, sabemos que o home office veio pra ficar e por isso, organizar um espaço para trabalhar é essencial. Sendo assim, no post de hoje vamos te ajudar a criar o escritório ideal para melhorar sua qualidade de vida.


1. Escolha o espaço adequado

Se sua casa ou apartamento possui um cômodo extra, ótimo! Caso contrário você pode montar seu escritório no quarto de visitas ou até mesmo em um cantinho estratégico no seu quarto ou sala. O importante é que o ambiente seja silencioso, não haja circulação frequente de pessoas, não possua itens de distração, entre outros. Além disso, é preciso que ele não seja muito quente ou muito frio, para que você tenha conforto térmico e consiga ter boa qualidade de vida para trabalhar.


Caso queira realizar alguma reforma em seu imóvel alugado, é preciso verificar com a imobiliária essa possibilidade. Além disso, se estiver à procura de uma casa ou apartamento para comprar também é importante verificar se o condomínio do prédio, por exemplo, aceita reformas estruturais.


2. Leve em consideração a iluminação do ambiente

Avalie também a iluminação do ambiente, tanto natural quanto artificial. Ao posicionar sua mesa perto de alguma janela, você será capaz de trabalhar com luz natural grande parte do dia, economizando energia e ainda promovendo conforto visual e deixando o ambiente arejado. Para o final do dia e à noite utilize lâmpadas de led, visto que são mais econômicas. Além disso, incluir uma luminária em sua mesa pode auxiliar na concentração e conforto, afinal, a luz do computador pode deixar os olhos cansados.


3. Não se esqueça de observar a parte elétrica

Avalie a quantidade de tomadas disponíveis no espaço, para que você possa organizar todos os fios. O ideal é não misturar com os outros itens da casa, como tv, mas caso não seja possível, organize-os de forma que você saiba identificar todos eles. Além disso, se puder, adquira aparelhos sem fio, para manter o espaço ainda mais organizado. Por fim, um bom escritório, precisa ter os equipamentos adequados, como notebook ou desktop, impressora (se houver a necessidade) e claro, um smartphone.


4. Tenha os móveis ideais

Os móveis do escritório também precisam ser adequados, para manter seu dia a dia agradável e sem dores de cabeça. Invista em armários e gaveteiros para armazenar documentos e papéis (o tamanho irá depender da sua necessidade), uma mesa com gavetas menores para guardar os itens que mais utiliza, cadeira de escritório com encosto e apoio de braço com regulagem, e ainda um puff para relaxar. Caso deseje montar seu escritório na sala, você pode investir em móveis multifuncionais, como um armário que pode ser utilizado como mesa e cadeira que pode ser inserida na composição do ambiente. Assim, ele se torna desmontável e ainda não ocupa muito espaço.


5. Veja as regras de ergonomia

É essencial estudar a ergonomia para criar um ambiente de trabalho confortável, afinal, má postura pode causar problemas sérios na coluna, nos pés e inclusive de visão. Segundo as regras estabelecidas, a cadeira deve ser ajustada de forma que seus pés fiquem totalmente apoiados no chão. Caso contrário, é preciso adquirir um descanso para eles. Além disso, mantenha seu braço sempre em posição paralela ao chão enquanto estiver usando o computador. Por fim, deixe o monitor na altura dos olhos para evitar movimentos bruscos com a cabeça.


6. Decore seu espaço de trabalho

Para decorar o seu espaço, opte por cores neutras nas paredes para promover sensação de amplitude e tranquilidade. Nos detalhes, se esse for o seu desejo, você pode incluir cores mais vibrantes para dar vida ao espaço. Inclusive, colocar uma plantinha próxima a você, além de melhorar sua qualidade de vida, ainda deixa o local mais aconchegante.


7. Mantenha a organização

Por fim, mas não menos importante, mantenha sempre a organização de seu escritório. Assim, além de você conseguir melhorar sua produtividade, não irá precisar realizar limpezas e organizações frequentes.


Ter um escritório em casa possui muitos benefícios, assim como o home office. Além de poder passar mais tempo com a família, você ainda irá economizar tempo e dinheiro, visto que não será necessário se deslocar até o trabalho. Com isso, você pode reverter essas economias na compra de seu próprio imóvel, ou até mesmo em melhorias em sua casa ou apartamento. Não se esqueça de contar com uma imobiliária de qualidade para que ela possa encontrar a opção ideal para você!