Como definir o melhor agente financeiro para realizar o sonho de conquistar seu lar

Publicado em 24/06/2020 por Marciane - Urbana

A compra através do financiamento é a solução de muitas pessoas que querem conquistar o sonho da casa própria.


Morar de aluguel oferece algumas vantagens, mas todo mundo sabe: morar em uma casa ou apartamento próprio é um sonho que todo brasileiro deseja realizar, afinal, é nesse local que a sua família construirá lembranças e viverá bons momentos com os amigos. 


Mas você sabe como financiar um imóvel? Se não, te daremos as dicas necessárias que você precisa saber. 


Compra através do financiamento, dicas de como escolher bem

Se você está pensando em adquirir um imóvel, já deve ter se questionado qual a melhor maneira de se programar financeiramente para realizar esta compra?


Certamente, uma das suas primeiras opções será recorrer ao crédito habitacional.


No decorrer dos últimos anos, a compra através do financiamento imobiliário se tornou uma das principais formas para aquisição da casa própria.No entanto, esse procedimento ainda gera muitas dúvidas. 


Sendo assim, neste artigo, não iremos te dizer qual é o melhor agente financeiro que irá ser o ideal para sua compra através do financiamento, pois isso dependerá muito do perfil de cada comprador: renda, percentual a ser financiado e valor do imóvel.


As dicas então, são referentes a coisas que você pode fazer na hora de ir escolher o financiamento mais seguro e adequado às suas expectativas.


1. Pesquise e planeje

O primeiro passo ao decidir comprar um imóvel gera muito entusiasmo e alegria. Contudo, esse procedimento requer muita atenção e planejamento.  


Primeiramente, busque por um imóvel que seja compatível com a sua renda. Às vezes, na hora da emoção, muitas pessoas na hora de comprar, não são capazes de mensurar os reais benefícios e contrapartidas de um financiamento imobiliário.  


Por isso, planeje-se muito bem antes de fechar um contrato. Desse modo, pesquise em diferentes instituições de agentes financeiros e identifique aquela que melhor atende às suas necessidades e ao perfil do imóvel que você deseja. 


Compare as condições de financiamento, as taxas de juros, os prazos, tempo de aprovação, entre outros fatores. Não aja por impulso.


2. Fale sobre a compra através do financiamento com um corretor de imóveis

A profissão de corretor de imóveis não só é regulamentada, como também é a única autorizada a intermediar transações imobiliárias.


Um corretor é o responsável pela proteção do cliente, seja ele um vendedor ou um comprador. Apesar da popularidade da profissão e do aumento do número de corretores presentes no mercado, as suas atribuições ainda são pouco conhecidas. 


No entanto, esse profissional se destaca no processo de compra e venda de imóveis por ser o principal aliado na hora de realizar um bom negócio.


3. Analise uma compra através do financiamento com um gestor imobiliário

Um gestor imobiliário, tem muito conhecimento e experiência, tanto do imóvel quanto da região para se fazer de forma assertiva.


O que acaba contaminando o mercado são as avaliações sem critério algum ou até mesmo quando corretores inexperientes jogam o valor lá no alto, apenas pra impressionar o proprietário no início e conquistar a captação. Sendo assim, um gestor tem a capacidade de avaliar a real situação do que se passa e transmiti-la para seu cliente. 


4. Descubra o seu limite de crédito disponível

Não é possível financiar um imóvel sem que seja conversado com as instituições financeiras antes, certo? Pois serão elas que informarão quais são as linhas de financiamentos disponíveis e quais os limites de crédito pré-aprovados, bem como promoverão uma reavaliação da sua renda familiar, se necessário, a fim de determinar o novo limite do qual você poderá usufruir. 


Essa informação é fundamental e deve ser obtida logo no início do processo, pois o seu limite de crédito definirá a faixa de imóveis que você deve buscar. Dessa forma, contratar uma imobiliária vai tornar mais fácil a missão de encontrar a propriedade ideal!  


5. Acompanhe as notícias

O mercado imobiliário é influenciado por questões políticas e econômicas. Frequentemente, alguns bancos diminuem as taxas de juros em determinadas modalidades ou criam novas linhas de crédito imobiliário, que podem ser vantajosas para você. 


Logo, vale a pena reservar um tempo da semana para procurar e ler notícias referentes ao financiamento imobiliário.


6. Observe a qualidade do atendimento

Durante o processo de financiamento, vai ser necessário entrar em contato com a empresa diversas vezes. Seja para tirar dúvidas ou então para resolver imprevistos.

 

Afinal, o financiamento imobiliário é um compromisso financeiro que pode durar por até 35 anos. Sendo assim, é importante contar com uma empresa que atenda os seus clientes cordialmente. 


Além de observar o atendimento, vale a pena pesquisar a reputação da instituição na internet.


Por fim, não deixe de ler e pesquisar tudo a respeito de uma compra através do financiamento. Comprar um imóvel é um momento único e que irá marcar a vida da família para sempre.

 

Portanto, nossa dica de ouro para fechar a conversa sobre como financiar um imóvel é: planeje-se com atenção e, quando tudo der certo, aproveite bastante o seu novo lar.