Como ter uma casa inteligente?

Publicado em 10/02/2021 por Marciane - Urbana

A presença das casas inteligentes tem aumentado cada vez mais, tanto no âmbito mundial, quanto no Brasil. A automação das residências, hoje em dia, é vista como uma forma de aumentar o conforto, segurança e inclusive a economia de energia, promovendo maior controle e monitoramento sobre tudo o que acontece no local remotamente. Ou seja, você pode estar viajando, ou no trabalho, e checar se realmente desligou a TV ou a luz.


Hoje em dia, existem dispositivos disponíveis no mercado que permitem controlar quase tudo a partir de seu celular, tablet ou computador. Desde a fechadura e iluminação, até o ar condicionado, eletrodomésticos e banheira. Então, se você tem interesse em ter uma casa inteligente, mas não sabe como, não deixe de ler o post de hoje até o fim!


O que é preciso ter no projeto?

Veja agora alguns itens que podem ter no projeto de automação de sua nova casa inteligente:



Medidores inteligentes

É possível encontrar diversos medidores de eletricidade, gás e água inteligentes. Eles são muito procurados, visto que é possível saber exatamente qual é seu gasto mensal. Com isso, você tem maior noção de como pode poupar água e energia, buscando principalmente ajudar o meio ambiente. Para encontrar os medidores basta fazer uma busca na internet, além de entender como irá funcionar a futura instalação.


Segurança

É fato que a segurança e a tecnologia estão se tornando grandes aliadas para ajudar as pessoas a protegerem seus patrimônios. Aqui, você pode utilizar uma fechadura inteligente para que as portas sejam abertas utilizando biometria, senha ou até mesmo por meio de um aplicativo. No mercado atual, já existem kits que monitoram as janelas e portas com sensores, assim como aqueles instalados em portas de lojas, clínicas, shoppings e hospitais. Além disso, existem ainda as câmeras que possibilitam a visualização da entrada da casa pelo celular ou tablet, além de ouvir e falar com quem está na casa.


Detectores de fumaça

Também ligados à segurança, os detectores de fumaça podem entrar em sua lista de novos dispositivos tecnológicos. Além de ser possível receber informações importantes em seu celular, você também pode testá-lo e saber a quantidade de bateria que ainda possui. A principal vantagem de ter um detector de fumaça conectado ao seu dispositivo móvel é que você irá receber um alerta em casos de incêndio, podendo salvar sua casa a tempo.


Iluminação

A iluminação também pode ser controlada por comando de voz ou celular, bastando adquirir lâmpadas wi-fi ou instalar módulos nos seus circuitos elétricos. Vale lembrar ainda, que além da facilidade de controlar a ativação, intensidade e cores da luz emitida, você ainda garante muita economia, visto que consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas comuns. Além disso, você pode definir alarmes para que as luzes sejam ligadas automaticamente ou desliga-las remotamente pelo celular caso tenha esquecido. Por fim, você pode configurar para que elas liguem assim que você pisar em casa!


Smart hubs

Ele é definido como um controle universal e é extremamente útil para casas inteligentes. Por meio dele, é possível comandar outros dispositivos com o sinal de wi-fi, radiofrequência ou infravermelho. Seu principal objetivo é coordenar tudo o que precisar de maneira inteligente e justamente por isso, existem diversas empresas que já o fabricam.


Chave

Se você sempre esquece suas chaves ou não confia totalmente em seu poder de segurança, saiba que seus problemas acabaram com a casa inteligente! Afinal, existem muitas opções disponíveis no mercado que podem substituí-las. As fechaduras biométricas utilizam a impressão digital para abrir a porta, existem ainda opções para trancar ou abrir por meio de aplicativos, além de poder gerir a segurança de onde estiver.


Banheira

Por fim, mas não menos importante, sua banheira também pode ser inteligente! Ela possui diversos recursos, como dosador de essência controlado pelo painel, mantém a temperatura da água ao longo do banho, possui mecanismos de autolimpeza, iluminação de led, armazenamento das preferências do usuário, entre outros. Aliás, outro ponto interessante é que ela pode ser acionada por celular e quando o banho está pronto você ainda recebe uma ligação. Vale lembrar que ela também desliga automaticamente e ainda avisa caso surja algum defeito.


Preparação da casa

Durante a obra, é preciso preparar a casa para ser possível receber o sistema de automação, áudio, redes, etc. Caso tenha comprado um terreno com a imobiliária e vá construir uma casa do zero, é possível incluir no próprio projeto da construção e contratar uma empresa especializada para auxiliar e trabalhar junto com os construtores.


Agora, se você já mora em uma ou apartamento, é preciso contratar técnicos que trabalhem diretamente com a automação de casas, para que seu imóvel fique do jeito que sempre quis. Lembre-se ainda que você pode solicitar à imobiliária para que encontre uma casa inteligente, ou que já seja preparada para receber essas automações. Assim, o processo se torna mais fácil e rápido.