Comprar um imóvel é uma boa opção de investimento?

Publicado em 09/09/2020 por Marciane - Urbana

Já fazem anos que comprar um imóvel se tornou um investimento seguro e uma excelente forma de construir um patrimônio. Seja um empreendimento residencial, terreno, loteamento de imóveis, comerciais ou residenciais. Realmente esse investimento é um dos melhores, e hoje vamos explicar porque neste artigo.


Investimento imobiliário se tornou uma forma lucrativa e estável de começar um patrimônio, afinal de contas combina segurança e estabilidade com excelentes retornos.


Segurança

Qualquer pessoa precisa de um lugar adequado para morar, também precisa de um lugar para trabalhar ou mesmo para fazer suas compras e lidar com a sua rotina.


Portanto podemos identificar, que em qualquer atividade do nosso cotidiano a presença de um imóvel é irrefutável, portanto podemos assumir que sempre haverá demanda.


Não podemos deixar de citar, investimentos em imóveis são imunes a quebra de bancos, confisco federal dentre outros. Por isso é uma das formas de investimento mais estável dos últimos tempos, principalmente em nosso país onde a instabilidade prevalece.


Potencial de valorização

Conforme uma pesquisa feita pelo IBGE em 2015, o Brasil possui hoje um déficit Habitacional de aproximadamente 5 milhões de residências. Se formos somar esse número ao aumento populacional, teremos uma demanda consistente por imóveis.


E com isso teremos um aumento na valorização dos que já existem, pois as construtoras atuais não tem uma capacidade de produção para atender toda a demanda atual e portanto, imóveis existentes aceleram o processo de compra.


Proteção contra inflação

Quando compramos um imóvel, o valor das parcelas, o valor dos aluguéis e qualquer outro tipo de transação ou pagamento dentro do mercado imobiliário é de forma automática atualizada pelo índice Nacional da construção civil, que monitora a inflação dos preços do setor.


Com isso, o comprador na hora de adquirir um imóvel ou alugar consegue proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro, principalmente na época em que vivemos com a queda da inflação, acaba se tornando muito mais barato adquirir o imóvel neste momento.


Renda de um imóvel

Outro ponto que torna o investimento imobiliário uma excelente opção, é a sua renda passiva. Imagine que hoje você pode comprar um imóvel e alugá-lo, gerando uma renda passiva referente aos aluguéis recebidos e sem nenhum tipo de esforço.


Hoje as pessoas veem com bons olhos a ideia de alugar um imóvel para si do que adquirir um imóvel próprio, você investindo em imóveis além de ter um patrimônio estabilizado, também poderá viver de renda passiva.


Essa ideia é reforçada pelas condições financeiras de muitas pessoas, que acabam não tendo condições de arcar com os valores referente à compra de um imóvel e optam por alugá-lo.


E mesmo em tempo de crise, as pesquisas mostram que isso não vem diminuindo já que todas as pessoas precisam de um lugar para morar, sendo ele próprio ou alugado.


E também precisamos contar sobre o aluguel comercial, sendo necessário um local adequado para trabalhar ou para sediar os seus negócios, portanto mais uma vez a renda passiva através de aluguéis comerciais se torna um excelente benefício que só é alcançado através do investimento imobiliário.


Diversificação de investimento

Caso você tenha um perfil de investimento diferenciado, o investimento em imóveis ainda é uma excelente opção devido a diversificação de portfólio.


Se já investe na Bolsa de Valores, nada impede que possa investir em imóveis e inclusive poderá trabalhar com eles através de fundos imobiliários.


É uma forma de poder pulverizar o seu dinheiro em vários tipos de investimento, correndo o menor risco possível como investidor e tendo uma boa lucratividade.


Benefícios fiscais

Além de todos os benefícios citados acima, as pessoas que adquiriram um imóvel podem ter outros tipos de benefícios como os fiscais, onde podemos citar deduções, juros de hipoteca, seguros, depreciação e despesas operacionais.


Quero um exemplo? Caso você venda um imóvel residencial, terá alguma isenção no seu Imposto de Renda se utilizar todo dinheiro da venda dele na compra de um outro imóvel residencial em até 180 dias, desde que seja dentro do país.


E por último não podemos deixar de ressaltar, o comprometimento com um patrimônio. São raras as pessoas que conseguem ter uma disciplina para reservar um valor todo mês em alguma aplicação financeira.


Na compra de um imóvel seja ele feito a vista ou financiado, temos um comprometimento e portanto, em caso de venda por alguma necessidade financeira podemos pensar com calma antes de tomar qualquer decisão séria, e acabamos mais uma vez preservando o nosso patrimônio financeiro.