Conheça Jaraguá do Sul

Publicado em 11/02/2019 por Fernanda Tasca

Está pensando em se mudar e não sabe pra onde ir? Conheça Jaraguá do Sul, uma cidade colonizada por imigrantes alemães, italianos, húngaros e poloneses e que é considerada uma das cidades mais seguras do Brasil!


A cidade Possui uma área de 532,59 km² e uma população estimada, em 2018, de 174.158 habitantes.


 

O topônimo Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Vale do Senhor" (senhor do vale seria Guajara). É como os índios chamavam o Morro Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade.


Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Itajaí, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções.


O clima da cidade é considerado subtropical, com temperatura média anual ao redor de 21°C. No verão as temperaturas frequentemente ultrapassam os 35°C. Mas por estar geograficamente perto de praias, possibilita os habitantes a passearem nas cidades próximas e curtir o litoral.


Segundo o Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o FBSP - Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2015, Jaraguá do Sul foi classificada como uma das cidades mais pacíficas do Brasil, sendo que a cidade é a primeira colocada, com uma taxa de homicídio de 3,1 para cada 100 mil habitantes.


Sobre a cultura, a cidade cedia todo ano, no mês de novembro, a Schützenfest ou, Festa dos Atiradores, conta com 11 dias de festa reunindo competições de tiro, atrações culturais, gastronomia germânica, chope, bandas típicas, bailes, desfiles das sociedades e apresentações de grupos folclóricos.