Dicas de decoração para dar elegância aos ambientes da casa

Publicado em 14/10/2020 por

Você sabia que podemos deixar o ambiente mais elegante com algumas pequenas alterações? Aliás, a decoração de seu imóvel pode mudar bastante somente com os móveis que você já possui. Tudo é uma questão de adequação e combinação de cores.

Veja algumas dicas para deixar sua casa ainda mais elegante!

1. A decoração deve seguir uma cor central

Uma estratégia bastante utilizada em alguns estilos é seguir uma cor central. Dessa forma, ao definir qual será a cor e os móveis centrais, o resto atua para dar destaque a essas peças.

Porém, nada de escolher cores aleatórias, pois precisamos de harmonia e leveza no ambiente. Prefira cores com alto contraste, mas sem abrir mão da harmonia. Se estiver com problemas para selecionar as cores, use uma ferramenta para isso.

2. Dê função a seus cômodos

Um ponto bastante interessante diz respeito ao propósito do cômodo. Afinal, de que adianta um cômodo lindo se ele não será usado para nada? A funcionalidade é melhor que a decoração, nesse caso.

Determine a função do cômodo que você quer decorar. Uma sala para leitura, por exemplo, deve contar com estantes e poltronas confortáveis. Além disso, talvez um pufe possa fazer parte do cômodo também, a depender de quem vai frequentá-lo.

O mesmo vale para a cozinha, sala de jantar e sala de estar. Nada de colocar coisas sem propósito, OK?

3. Aproveite os móveis que já possui

A maioria das pessoas acredita que para decorar a casa é preciso desembolsar muito dinheiro. Isso nem de longe é verdade. De fato, os móveis que você possui podem ser suficientes para redecorar sua casa. Meio estranho pensar nisso, não é verdade?

Para fazer isso, pegue os móveis que já possui e faça uma reforma neles. Porém, tenha atenção quanto às cores, pois elas fazem toda a diferença no cômodo. Lembre-se de seguir as tonalidades que planejou para sua decoração.

4. Busque por uma decoração padronizada

Tudo bem querer inovar de vez em quando, desde que os móveis e as cores tenham harmonia. Portanto, não podemos colocar uma cadeira de cor aleatória onde a predominância é do couro, por exemplo. Ela deve combinar com o ambiente.

A melhor forma de padronizar seus cômodos é adotar um estilo de decoração. Nesse sentido, fica mais fácil seguir uma linha de raciocínio, o que garante uma escolha acurada de cores e móveis.

5. Tenha uma paleta de cores definida

Ainda batendo na tecla de harmonia entre as cores, é muito importante definir uma paleta de cores. A razão disso é simples: todas as cores de sua paleta vão ornar. Profissionais de decoração geralmente usam software para escolher as cores. Um ótimo site para isso é o coolors.co — é .co mesmo, não .com!

Se você tentou escolher cores que ornem, com certeza viu o imenso desafio que isso representa. De fato, nossos olhos não são precisos quando o assunto é tonalidade. Tendemos a generalizar as cores, o que pode estragar toda a decoração de sua casa.

6. Móveis de madeira fazem sucesso na decoração

Os móveis de madeira nunca saem de moda. Além disso, eles cabem em qualquer estilo que você escolher. Quer uma dica de ouro? Invista em móveis provençais de luxo. O investimento cabe no bolso e a diferença é gritante!

Móveis de madeira ficam bons de qualquer forma, mas um jeito elegante é colocar um ou outro no centro do cômodo. Assim ele será destacado e vai gerar um contraste magnífico no ambiente.

Na hora de adquirir um novo móvel, não se esqueça da regra de funcionalidade. Torne-o mais que uma peça de decoração.

7. A iluminação faz uma baita diferença

A iluminação deve ser levada a sério. Ela serve tanto para focar em certos locais quanto para diminuir a presença em outros. Quando uma área está mais iluminada que outra, ela tende a chamar mais atenção que o resto do cômodo.

Além disso, alguns móveis ficam ótimos quando iluminados. Via de regra as plantas ganham um brilho extra, além de mais presença no ambiente. É por isso que vemos coqueiros e demais plantas iluminadas por aí.

Tome cuidado com as áreas que vão receber mais luz. Às vezes chamar atenção para alguns pontos pode não ser interessante.

8. Aposte em plantas e flores

Por fim, a última dica de nossa lista diz respeito ao uso de plantas e flores. Algumas plantas ficam ótimas quando bem utilizadas. Elas levam leveza para o ambiente, assim como um ar mais “vivo” para o cômodo.

Já as flores tornam o cômodo elegante e suave, ainda mais se forem de cores leves. Quer uma dica? Use orquídeas. Além de fáceis de cuidar, elas ficam maravilhosas em sua casa, principalmente em épocas de flores.

Ufa, terminamos a lista. Aproveite essas dicas de decoração e torne seu imóvel ainda mais elegante!