Você decidiu vender seu imóvel? Veja 5 dicas para realizar seu objetivo.

Publicado em 13/05/2020 por Marciane Fiamoncini

Quando decidimos colocar um imóvel a venda, surgem dúvidas de como fazer, quem procurar, quais pontos devem ser considerados, como agir perante as visitas entre outras questões, afinal você não é especialista no assunto e está emocionalmente envolvido com o imóvel ou eventualmente pressionado por questões financeiras, então atenção para as dicas. 

1. Orientação qualificada diminui riscos

Procure um corretor credenciado ou imobiliária de sua confiança, caso não conheça, pesquise o site da imobiliária, consulte as avaliações disponíveis na internet, cada dia mais utilizadas. Negociar um imóvel parece fácil mas nem sempre é tão simples, um especialista no assunto fará valer a pena o valor de comissão pelo contexto do serviço, que vai desde a avaliação mercadológica, anúncios, orientações gerais, segurança nas visitas ao imóvel, economia de tempo, trâmites burocráticos e segurança jurídica no ato de uma venda.

2. Seu imóvel está com tudo em dia?

Seu imóvel está apto a venda, ou seja, está regularizado, com impostos, averbação ou eventualmente as parcelas de financiamento em dia? Muitas perguntas podem surgir neste quesito, tratando-se de uma casa, o ideal é que a construção esteja devidamente averbada para que um futuro comprador possa fazer um financiamento bancário por exemplo. O fato não impede a venda mas reduz drasticamente o volume de clientes potenciais. Impostos como IPTU e taxa de condomínio, também devem estar quitados para que o imóvel possa ser escriturado ou financiado.

3. Como está seu CPF ?

Consulte seu CPF junto a Receita Federal e Estadual. Muitas vezes o vendedor é surpreendido com pendências junto aos órgãos Federais e/ou Estaduais por alguma taxa pendente, que nunca teve conhecimento, e isto pode impactar ou atrasar um processo de venda. Certifique-se de que o CPF dos proprietários que constam na matrícula do imóvel está livre de ônus, afinal, no ato de um contrato de compra e venda, os vendedores, assumem o compromisso de que está com seu nome livre de qualquer ônus que impossibilite a escrituração do imóvel.

4. A percepção visual é um dos principais influenciadores da compra

Sim, imagem também vende! A qualidade das fotos é muito importante, um imóvel bem organizado, com uma aparência clean, sem muitos objetos pessoais (retratos por exemplo), roupas, sapatos e brinquedos espalhados, louça na pia, tampa do vaso sanitário aberta ... e caso seu imóvel tiver jardim, mantenha roçado e limpo, tudo isto pode desfavorecer e não gerar interesse do cliente em querer conhecer seu imóvel.


Por outro lado, não adianta maquiar as fotos em sites, redes sociais e quando o cliente chega no imóvel fica frustrado e se sente enganado, então atenção quanto a este detalhe, registre o que é real, deixe a vista somente o necessário, procure agendar as fotos para um dia ensolarado para valorizar seu imóvel. Ah, e se for um terreno sem benfeitorias, fotografe quando estiver roçado, sem entulhos.


Se tiver pequenos consertos a fazer no imóvel, faça antes de colocar a venda. Consertar uma janela emperrada, trocar um rodapé roído pelo cachorro, tapar buracos e estar com as paredes limpas, podem valorizar seu imóvel.

5. Recebendo o cliente para conhecer o imóvel

Ao receber visitas em seu lar, caso você ainda estiver morando no imóvel, a regra de organização também é preciosa, nada de louça na pia, toalhas jogadas, brinquedos no caminho, tampa de vaso ou lixeiras abertas. Normalmente as visitas são agendadas com um pouco de antecedência, então não tem desculpas para receber um cliente de qualquer jeito, afinal, a primeira impressão normalmente é a que fica. Além disto, deixe os ambientes iluminados e ventilados, com cheiro agradável (aromatizadores de ambiente também podem ajudar nesta hora, sem exageros claro).


Dica importante: Evite acompanhar o corretor na visita, deixe o cliente a vontade com o corretor e caso o cliente lhe fizer perguntas, só responda o necessário. Muitas vezes nos estendemos e falamos pontos que “nós” consideramos negativo, mas para o comprador não era e teria passado despercebido.


Pequenos detalhes terão grandes impactos no resultado e no tempo desejado para realizar seus objetivos.