Que tal deixar seu lar mais aconchegante?

Publicado em 17/02/2020 por Daniella Bertoli

Como é bom deixar o lar com a cara que queremos, mais do que organizado, precisamos nos sentir bem, e para isso não tem regra. 


O que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra, mas sempre é possível adequar as necessidades, sejam elas físicas, táteis ou sensoriais.


Abaixo algumas dicas simples, mas que podem deixar o seu lar ainda mais agradável e prático para o dia a dia.


Você já parou para pensar que em tudo o que pisa na rua, traz um pouco para casa com os sapatos? Pode parecer frescura ao primeiro olhar, mas tirar os sapatos antes de entrar, faz com que o lar se mantenha mais limpo. Que tal improvisar um cantinho para uma sapateira e deixar os chinelos logo na entrada? Além de mais limpo, ficará mais confortável.



Praticar o desapego 

Por natureza temos o hábito de acumular “coisas”. Que tal de tempos em tempos fazer aquela arrumação geral e praticar o desapego? Guarda roupa, estantes, armários, quartos da bagunça... olhe para tudo com carinho. Objetos sem uso é energia parada e para que a casa fique agradável nada melhor do que a energia leve circulando. Uma dica: aquilo que não te trazer mais alegria, significa que você não precisa mais e será muito útil para uma doação.


Como armazenar objetos

Uma das melhores maneiras de conseguirmos organizar nossos acúmulos, sejam eles imprescindíveis ou não, seria utilizando as caixas organizadoras, nelas podemos separar documentos, certificados, brinquedos das crianças, aquela coleção de carrinhos de quando éramos crianças ou lembranças com apegos sentimentais. Após separar tudo, chegará a vez de identificar as caixas para que quando você necessitar buscar algo, localize facilmente.




Ambiente acolhedor 

Vocês já observaram o poder que um tapete ou cortina pode ter no ambiente? Tapetes tem o poder de deixar tudo muito mais agradável, assim como cortinas e almofadas. Use sem moderação, da forma que achar melhor! Mas não se esqueça: é preciso lavá-los com certa frequência! Para cortinas, por exemplo, o ideal é lavar de seis em seis meses. Para tapetes e almofadas, o tempo varia conforme o uso.



Utilize pequenos objetos para decorar 

Preencha mesas de centro e prateleiras com pequenos objetos para embelezar a decoração de sua casa. Destaque as peças que têm história própria, como peças compradas em viagens e experiências especiais. Contudo, tome o cuidado de não exagerar na quantidade para que o ambiente não fique visualmente poluído.


Aproveite a iluminação natural

Fácil de ser valorizada e totalmente gratuita, a iluminação natural pode ser muito bem trabalhada em sua casa a partir da ausência de cortinas ou com tecidos mais leves cobrindo as janelas. Com isso, os espaços ficam mais arejados, acolhedores e perfeitamente iluminados.


Próximo da natureza

E aquela sensação de lar que um verdinho trás? Seja em casa ou apartamento, um verdinho não faz mal a ninguém. Há muitas plantas que melhoram a qualidade do ar, como a Samambaia por exemplo.


Existem espécies próprias para se ter dentro de casa, que não exigem muita rega ou cuidado e além de trazerem vida para o ambiente irão purificar o mesmo. As Orquídeas emprestam o charme ao ambiente, devem ser cultivadas à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Se você prefere plantas com crescimento mais lento, aposte na Palmeira-Ieque que é ótima para o cultivo em vasos. Mas é preciso colocá-la em ambientes amplos e bem iluminados. E porque não ter uma árvore que é símbolo da felicidade em casa? Acredita-se que a presença da Árvore da Felicidade em casa traz harmonia e sorte, mas para isso é preciso ganhar um exemplar de presente. Há quem acredite também que as boas energias são garantidas somente quando plantadas no mesmo vaso as duas variedades: a macho e a fêmea. Aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas bem iluminadas.



Para finalizar, que tal deixar a casa ainda mais cheirosa? 

Casa cheirosa, dá uma sensação de aconchego. Muito além do olfato, o “cheiro” ou a aromaterapia podem trazer benefícios. Por exemplo o eucalipto que ajuda a retirar o cansaço mental, renova as energias e repele insetos. Mas lembre-se, é necessário o óleo essencial e não o sintético. Incensos naturais também podem ser utilizados.


 Mais do que ter um estilo, o que importa é nos sentirmos bem onde moramos e ao chegar ao fim do dia, termos vontade de voltar para casa e nos sentirmos acolhidos.